Encontro Nacional de Celíacos, Sensíveis ao Glúten e Alérgicos ao Trigo - 2019

No dia 13 de Abril de 2019, fazendo parte da programação do 2º dia do VIII COINE (Congresso Internacional de Nutrição Especializada), realizado pela Nutricionista Dra Noádia Lobão, aconteceu o Encontro Nacional de Celíacos, Sensíveis ao Glúten e Alérgicos ao Trigo na cidade do Rio de Janeiro. O evento foi organizado pela ACELBRA-RJ e CBAn Cursos e contou com o Apoio da FENACELBRA e RIOSEMGLUTEN.


          Foi a primeira vez que reunimos em uma mesma sala Celíacos, Sensíveis e Alérgicos de todo país para estabelecer um diálogo em torno de questões comuns destas desordens no que diz respeito ao conhecimento básico, atuação de profissionais da saúde, dificuldades do dia-a-dia e importância da dieta livre de contaminação cruzada no tratamento.


           Tivemos a honra de receber a Dra. Ana Pimenta, Hematologista e especialista em doenças autoimunes em Portugal, que falou sobre as diversas faces do glúten, com orientações valiosas a novos diagnosticados e reforçou conceitos importantes para Celíacos, Sensíveis ao Glúten e Alérgicos ao Trigo.


           Também recebemos a psicóloga Dra. Roberta Pereira Curvello, que falou sobre Regulação das Emoções no processo de aceitação e continuidade da Dieta sem Glúten.


          A Nutricionista Dra Juliana Crucinsky nos trouxe um pouco dos temas mais abordados nos grupos de apoio nas Redes Sociais, relacionados ao Diagnóstico e Tratamento das desordens relacionadas ao glúten.

               Membros da ACELBRA-RJ deram depoimentos sobre a história de seus diagnósticos e as mudanças que aconteceram em suas vidas: Mariana Sagóli, Eduardo Borges, Renata Calisto e Aline Mendes.


           Fechando o Encontro, Ester Benatti, ativista da divulgação da Doença Celíaca no Brasil, ex-Vice Presidente da ACELBRA-RJ e atual Secretária Executiva da Fenacelbra fez um overview das implicações dos aspectos nutricionais, sociais e legais no cotidiano de celíacos, sensíveis e alérgicos.


           O dia foi repleto de informação, depoimentos de vida que emocionaram a todos, conversas no café com muita troca de experiências, compromisso de engajamento nos grupos e associações para ajudar na divulgação e reconhecimento da Doença Celíaca / Sensibilidade ao Glúten por onde quer que formos.

        O Encontro foi um sucesso! Aguardem os próximos eventos e não deixem de participar!