CERIMÔNIA DE ILUMINAÇÃO DO CRISTO REDENTOR – 20 DE MAIO DE 2019

DIA NACIONAL DOS CELÍACOS

Palavras da Presidente da ACELBRA-RJ – Sra. Suzane Boyadjian

 

Boa noite Senhoras e Senhores, Autoridades aqui presentes. Não está escrito mas vou falar que estou muito feliz, porque foi um sonho realizado e a presença de vocês aqui comigo nesse momento - que lindo! E essa lua!

 

Boa noite! Sejam todos muito bem vindos!

 

Há exatamente 1 ano à frente da Presidência da Associação dos Celíacos do Rio de Janeiro, conseguimos algumas vitórias, dentre elas, a iluminação do Cristo Redentor. Com isto acreditamos que teremos uma maior visibilidade e conscientização sobre a Doença Celíaca.

 

Gostaria de destacar algumas atuações da ACELBRA-RJ nos Conselhos de Saúde, Segurança Alimentar (eu sou Conselheira do Conselho de Segurança Alimentar do Município do Rio de Janeiro representando a ACELBRA-RJ), o CAE - Conselho Estadual de Alimentação Escolar.

 

Nas participações da ACELBRA-RJ destaco o trabalho da nossa Consultora Técnica que não está aqui presente, fazendo muita falta, Dra Noadia Lobão , que colaborou na elaboração dos kits da Jornada da Juventude em 2013 para pessoas com necessidades alimentares especiais, dentre elas celíacos e diabéticos. Foi uma conquista da ACELBRA-RJ e aprovada pelo Vaticano.

 

Também destaco o Congresso Internacional de Nutrição Especializada, que neste ano promoveu o Encontro Nacional dos Celíacos e a Reunião sobre as Necessidades Alimentares Específicas.

 

Agradeço a todos das antigas diretorias e um agradecimento especial às minhas parceiras, amigas e membros da atual Diretoria, sem vocês nada disso seria possível.

 

Um agradecimento especial ao Maio Verde, Gustavo Negrini e Renata Macena, que nos apoiaram tanto para esse evento se realizar.

Agradecimentos à todas as Empresas que nos apoiaram e foram parceiras, possibilitando a concretização desse sonho!

 

Destaco as redes sociais Viva sem Glúten e a querida Raquel Benati - Riosemgluten, parceira de luta também. Ressalto todas as outras redes sociais responsáveis que atuam na causa celíaca.

 

Destaco também a FENACELBRA - Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil. Para não me alongar vai meu depoimento pessoal.

 

Quando subi essas escadas fiquei pensando: “Meu Deus, só podia ser desse jeito, não poderia ser diferente!” Porque a nossa luta é essa, degrau em degrau, tendo força, respirando fundo para continuar e não desistir. Não nos consideramos doentes mas é um processo difícil. Tem pessoas que não estão diagnosticadas, estão sofrendo e precisando de ajuda e que eu espero que esse movimento seja para isso.

 

Eu me reporto ao Evangelho de ontem, na Missa: “Amai-vos uns aos outros”. E eu acho que esse movimento é puro amor!

 

Muito obrigada por vocês me apoiarem, por vocês estarem aqui comigo e acreditarem no meu sonho “doido” de iluminar o Cristo Redentor.

 

“E eis que se faz novas todas as coisas”. Esse é o começo de uma nova era, uma nova situação de presença na sociedade, para sermos respeitados como celíacos, as pessoas não nos olharem com um olhar estranho - nós passamos por isso. Não é um tipo de revolta, nada disso. É porque as pessoas desconhecem, mas eu estou muito grata e muito feliz com a presença de todos aqui.

 

Muito obrigada!

Empresas Parceiras

logo belivebefree
logo grani amici
logo mariana sagóli
logo vittadely
logo nutrawell
logo aminna
logo mundo verde
nazinha
logo editora europa
logo celivita
logo naiak
vitalin
Logo_Schär_fundo_amarelo_post_institucio
la fruteria
logo suzanne gluten free
almofariz
logo coconude
1/1

 

Campanha Maio Verde e agência E4 possibilitaram ação da ACELBRA-RJ em noite especial 

Com o objetivo de informar sobre o impacto da condição celíaca na vida das pessoas e conscientizar sobre o universo gluten free, dois pontos turísticos do Rio de Janeiro foram iluminados na noite desta segunda-feira, 20, o Cristo Redentor e a Catedral Metropolitana de São Sebastião. 

A data foi escolhida em razão do projeto de lei para criação do Dia Nacional da Doença Celíaca a ser celebrado nesta data (PL 6666/2016 Câmara dos Deputados).

Os monumentos receberam a cor verde para alertar pessoas que possam ter a doença celíaca, mas ainda não foram diagnosticadas. Em parceria com a campanha Maio Verde e com a agência E4, a ação aconteceu através da Acelbra-RJ (Associação dos Celíacos do Brasil). 

Além da iluminação, o Cristo Redentor contou com a presença do Coral Vocalizart e um coquetel especial elaborado pela Acelbra-RJ. Quem também esteve presente no local foi o vereador Thiago K. Ribeiro, autor do projeto de lei que obriga bares e restaurantes a informar presença de glúten nos alimentos, e o padre Omar, Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, que celebrou uma missa.

Para Gustavo Negrini, diretor da E4 e da campanha Maio Verde, ao lado de Renata Macena, celíaca e chef de cozinha, o desafio foi grande, uma vez que assumiram a conversa com a Arquidiocese para viabilizar o projeto. “O apoio e envolvimento de todas as marcas sérias, que trazem em sua composição um alimento seguro para quem é celíaco, também foi fundamental para essa conquista. Para a Campanha Maio Verde e todos os celíacos do Brasil e do mundo, por se tratar de um monumento mundial, será um marco na história”, afirma Gustavo. 

Já para Suzane Boyadjian, presidente da Acelbra-RJ, a ação teve o objetivo de dar visibilidade à condição celíaca, muitas vezes com pouca informação. “Acreditamos que o resultado desta campanha será muito positivo e atingirá diversas pessoas que ainda não possuem diagnóstico da doença”, completa.

Assessoria de Imprensa – E4 Agência: Natalia Brandão

Fotos: Lincoln Lordêllo

Fotos: INSTAGRAM