CERIMÔNIA DE ILUMINAÇÃO DO CRISTO REDENTOR – 20 DE MAIO DE 2019
DIA NACIONAL DOS CELÍACOS
Palavras da Presidente da ACELBRA-RJ – Sra. Suzane Boyadjian
Boa noite Senhoras e Senhores, Autoridades aqui presentes. Não está escrito mas vou falar que estou muito feliz, porque foi um sonho realizado e a presença de vocês aqui comigo nesse momento - que lindo! E essa lua!
Boa noite! Sejam todos muito bem vindos!
Há exatamente 1 ano à frente da Presidência da Associação dos Celíacos do Rio de Janeiro, conseguimos algumas vitórias, dentre elas, a iluminação do Cristo Redentor. Com isto acreditamos que teremos uma maior visibilidade e conscientização sobre a Doença Celíaca.
Gostaria de destacar algumas atuações da ACELBRA-RJ nos Conselhos de Saúde, Segurança Alimentar (eu sou Conselheira do Conselho de Segurança Alimentar do Município do Rio de Janeiro representando a ACELBRA-RJ), o CAE - Conselho Estadual de Alimentação Escolar.
Nas participações da ACELBRA-RJ destaco o trabalho da nossa Consultora Técnica que não está aqui presente, fazendo muita falta, Dra Noadia Lobão , que colaborou na elaboração dos kits da Jornada da Juventude em 2013 para pessoas com necessidades alimentares especiais, dentre elas celíacos e diabéticos. Foi uma conquista da ACELBRA-RJ e aprovada pelo Vaticano.
Também destaco o Congresso Internacional de Nutrição Especializada, que neste ano promoveu o Encontro Nacional dos Celíacos e a Reunião sobre as Necessidades Alimentares Específicas.
Agradeço a todos das antigas diretorias e um agradecimento especial às minhas parceiras, amigas e membros da atual Diretoria, sem vocês nada disso seria possível.
Um agradecimento especial ao Maio Verde, Gustavo Negrini e Renata Macena, que nos apoiaram tanto para esse evento se realizar.
Agradecimentos à todas as Empresas que nos apoiaram e foram parceiras, possibilitando a concretização desse sonho!
Destaco as redes sociais Viva sem Glúten e a querida Raquel Benati - Riosemgluten, parceira de luta também. Ressalto todas as outras redes sociais responsáveis que atuam na causa celíaca.
Destaco também a FENACELBRA - Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil. Para não me alongar vai meu depoimento pessoal.
Quando subi essas escadas fiquei pensando: “Meu Deus, só podia ser desse jeito, não poderia ser diferente!” Porque a nossa luta é essa, degrau em degrau, tendo força, respirando fundo para continuar e não desistir. Não nos consideramos doentes mas é um processo difícil. Tem pessoas que não estão diagnosticadas, estão sofrendo e precisando de ajuda e que eu espero que esse movimento seja para isso.
Eu me reporto ao Evangelho de ontem, na Missa: “Amai-vos uns aos outros”. E eu acho que esse movimento é puro amor!
Muito obrigada por vocês me apoiarem, por vocês estarem aqui comigo e acreditarem no meu sonho “doido” de iluminar o Cristo Redentor.
“E eis que se faz novas todas as coisas”. Esse é o começo de uma nova era, uma nova situação de presença na sociedade, para sermos respeitados como celíacos, as pessoas não nos olharem com um olhar estranho - nós passamos por isso. Não é um tipo de revolta, nada disso. É porque as pessoas desconhecem, mas eu estou muito grata e muito feliz com a presença de todos aqui.
Muito obrigada!
Campanha Maio Verde e agência E4 possibilitaram ação da ACELBRA-RJ em noite especial
Com o objetivo de informar sobre o impacto da condição celíaca na vida das pessoas e conscientizar sobre o universo gluten free, dois pontos turísticos do Rio de Janeiro foram iluminados na noite desta segunda-feira, 20, o Cristo Redentor e a Catedral Metropolitana de São Sebastião.
A data foi escolhida em razão do projeto de lei para criação do Dia Nacional da Doença Celíaca a ser celebrado nesta data (PL 6666/2016 Câmara dos Deputados).
Os monumentos receberam a cor verde para alertar pessoas que possam ter a doença celíaca, mas ainda não foram diagnosticadas. Em parceria com a campanha Maio Verde e com a agência E4, a ação aconteceu através da Acelbra-RJ (Associação dos Celíacos do Brasil).
Além da iluminação, o Cristo Redentor contou com a presença do Coral Vocalizart e um coquetel especial elaborado pela Acelbra-RJ. Quem também esteve presente no local foi o vereador Thiago K. Ribeiro, autor do projeto de lei que obriga bares e restaurantes a informar presença de glúten nos alimentos, e o padre Omar, Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, que celebrou uma missa.
Para Gustavo Negrini, diretor da E4 e da campanha Maio Verde, ao lado de Renata Macena, celíaca e chef de cozinha, o desafio foi grande, uma vez que assumiram a conversa com a Arquidiocese para viabilizar o projeto. “O apoio e envolvimento de todas as marcas sérias, que trazem em sua composição um alimento seguro para quem é celíaco, também foi fundamental para essa conquista. Para a Campanha Maio Verde e todos os celíacos do Brasil e do mundo, por se tratar de um monumento mundial, será um marco na história”, afirma Gustavo.
Já para Suzane Boyadjian, presidente da Acelbra-RJ, a ação teve o objetivo de dar visibilidade à condição celíaca, muitas vezes com pouca informação. “Acreditamos que o resultado desta campanha será muito positivo e atingirá diversas pessoas que ainda não possuem diagnóstico da doença”, completa.
Assessoria de Imprensa – E4 Agência: Natalia Brandão
Fotos: Lincoln Lordêllo
Fotos: INSTAGRAM