Acelbra-RJ

Nosso Estatuto

 

A Acelbra-RJ tem por objetivos, colaborar sem discriminação de clientela, com todos os meios possíveis, quer sejam econômicos, sociais ou de outra índole, com Universidades, Hospitais e Centros de investigações, que tenham por meta a investigação e o tratamento da DOENÇA CELÍACA, bem como da DERMATITE HERPETIFORME, ambas Glutensensíveis.

 

  • atuará junto a Universidades, Hospitais, Classe Médica, Postos de Saúde, Centros de Investigação, Pesquisa Públicas e Privadas, no sentido de alcançar os objetivos propostos.

 

  • estimulará a criação de Associações congêneres filiadas em todos os Estados e Territórios da Federação.

 

  • atuará no sentido de garantir o direito à segurança alimentar e nutricional dos pacientes Intolerantes ao glúten, sem distinções religiosas,  ideológicas, de gênero, sexo, etnia  ou fins partidários.

 

  • promoverá a divulgação, através de todos os meios possíveis, da doença celíaca e suas conseqüências, por meio de palestras, conferencias, reuniões, literatura,  sites, boletins, etc.

 

  • provocará, perante as instâncias executivas e legislativas municipal, estadual e federal, o estímulo à pesquisa, análise, produção e fiscalização de produtos industrializados que possam ser ingeridos pelos intolerantes ao glúten.

 

  • Os recursos da Acelbra-RJ advirão de doações legais, contribuições públicas e privadas e da participação de Universidades, Hospitais e Centros de Pesquisa, além de outros oriundos da organização de eventos.

No dia 19 de maio de 2018 foi eleita a

nova Diretoria da Acelbra-RJ.

Presidente - Suzane Boyadjian
Vice Presidente - Aline Mendes
1ª Secretária - Simone Lima Rocha
2ª Secretária - Ana Mirrha
1ª Tesoureira - Cristiana Baldi
2º Tesoureiro - Eduardo Borges
Conselho Fiscal - Teresinha Andrea

Nossa História

 

O grupo de trabalho "Rio sem glúten" nasceu em julho de 2004, entre participantes de um fórum de celíacos organizado pelo site da ACELBRA-SP. Do núcleo inicial fizeram parte: Raquel Benati, Ester Benatti, Tânia Lordello, Clarisse Alves, Vanessa Rego, Dulce Campos. 


Em março de 2005, essa mesma equipe, já com novos membros, organizou o I Encontro Estadual de Celíacos do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a criação de uma seção da ACELBRA (Associação de Celíacos do Brasil) no Rio de Janeiro.

 

Através desse trabalho voluntário foi criada, em setembro de 2005, a  ACELBRA-RJ - Associação de Celíacos do Brasil - Seção Rio de Janeiro.