Acelbra-RJ

Nossa Missão

 

A Acelbra-RJ tem por objetivos, colaborar sem discriminação de clientela, com todos os meios possíveis, quer sejam econômicos, sociais ou de outra índole, com Universidades, Hospitais e Centros de investigações, que tenham por meta a investigação e o tratamento da DOENÇA CELÍACA, bem como da DERMATITE HERPETIFORME, ambas Glutensensíveis.

 

  • atuará junto a Universidades, Hospitais, Classe Médica, Postos de Saúde, Centros de Investigação, Pesquisa Públicas e Privadas, no sentido de alcançar os objetivos propostos.

 

  • estimulará a criação de Associações congêneres filiadas em todos os Estados e Territórios da Federação.

 

  • atuará no sentido de garantir o direito à segurança alimentar e nutricional dos pacientes Intolerantes ao glúten, sem distinções religiosas,  ideológicas, de gênero, sexo, etnia  ou fins partidários.

 

  • promoverá a divulgação, através de todos os meios possíveis, da doença celíaca e suas conseqüências, por meio de palestras, conferencias, reuniões, literatura,  sites, boletins, etc.

 

  • provocará, perante as instâncias executivas e legislativas municipal, estadual e federal, o estímulo à pesquisa, análise, produção e fiscalização de produtos industrializados que possam ser ingeridos pelos intolerantes ao glúten.

 

  • Os recursos da Acelbra-RJ advirão de doações legais, contribuições públicas e privadas e da participação de Universidades, Hospitais e Centros de Pesquisa, além de outros oriundos da organização de eventos.

DIRETORIA 2018 / 2020
Presidente - Suzane Boyadjian
Vice Presidente - vago
1ª Secretária - vago
2ª Secretária - Ana Mirrha
1ª Tesoureira - vago
2º Tesoureiro - Eduardo Borges
Conselho Fiscal - vago

CONSULTORES TÉCNICOS ACELBRA-RJ


Nutricionista Dra. Noádia Lobão

Nutricionista Dra. Juliana Crucinsky

Gastropediatra Dr. Jose César Junqueira

Gastroenterologista Dr. Luiz Abrão Junior

Ilana Felberg

Farmacêutica Bioquímica formada pela UFRJ (1989), Mestre em Tecnologia de Alimentos pela UNICAMP (1994) e Doutora em Ciência de Alimentos pela UFRJ (2010). Pesquisadora da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desde 1998 atuando na pesquisa e desenvolvimento de produtos de origem vegetal. Membro da Comissão de Trabalhos Científicos do COINE (Congresso Internacional de Nutrição Especializada e Expo Sem Glúten) desde 2016 e coordenadora  do RENAE (Reunião sobre Necessidades Alimentares Especiais) em 2019.

Nossa História

 

O grupo de trabalho "Rio sem glúten" nasceu em julho de 2004, entre participantes de um fórum de celíacos organizado pelo site da ACELBRA-SP. Do núcleo inicial fizeram parte: Raquel Benati, Ester Benatti, Tânia Lordello, Clarisse Alves, Vanessa Rego, Dulce Campos. 


Em março de 2005, essa mesma equipe, já com novos membros, organizou o I Encontro Estadual de Celíacos do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a criação de uma seção da ACELBRA (Associação de Celíacos do Brasil) no Rio de Janeiro.

 

Através desse trabalho voluntário foi criada, em setembro de 2005, a  ACELBRA-RJ - Associação de Celíacos do Brasil - Seção Rio de Janeiro.